segunda-feira, 7 de abril de 2014

O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA

 APRESENTAÇÃO
O Projeto Professor Diretor de Turma visa a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem, choram, se frustam... Uma escola que tem como premissa a desmassificação. Uma escola com plenos objetivos de acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão e do profissional.


OBJETIVO
Favorecer a articulação entre professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso na aprendizagem.
Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
  
TEMPO PARA O CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DO DIRETOR DE TURMA:

Destinação de 05 horas semanais para o cumprimento das tarefas de diretor de turma que serão distribuídas da seguinte forma: 
02 horas para organizações dos intrumentais (dossiê e portfólio);
01 hora para atendimentos dos pais e alunos;
01 hora para orientação de alunos monitores por disciplina para o estudo orientado;
01 hora referente à aula de formação para a cidadania.

FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:
1. JUNTO AOS ALUNOS:
  • Conhecer o aluno em toda a sua dimensão;
  • Orientar o estudante de maneira personalizada;
  • Contribuir para uma maior adequação do plano de estudos;
  • Observar os comportamentos em situações coletivas;
  • Conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho;
  • Promover uma correta integração do aluno na vida escolar;
  • Proporcionar um clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do aluno;
  • Ofertar, quando possível, atividades extracurriculares;
  • Ser o elo entre escola e família. 
2. JUNTO AOS PROFESSORES DA TURMA: 
  • Fornecer informações sobre a turma.
  • Caracterizar a turma.
  • Discutir e definir, com os professores, estratégias de ensino-aprendizagem.
  • Promover o trabalho de equipe entre os professores.
  • Favorecer a coordenação interdisciplinar.
  • Recolher/fornecer informações sobre a assiduidade/ comportamento/aproveitamento.
  • Analisar problemas dos alunos.
  • Coordenar relações interpessoais e intergrupais.
  • Promover a relação escola-comunidade.
  • Elaborar propostas de apoio pedagógico.
  • Propor/debater formas de atuação entre escola/pais.
3. JUNTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS 
  • Informar aos Pais ou Responsáveis acerca do andamento do seu educando.
  • Comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal.
  • Fornecer-lhes, com regularidade, informações sobre a assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos.
  • Fazer reuniões com os pais/responsáveis: uma no início do ano escolar e uma para cada entrega de avaliação bimestral do aluno.
  • Orientar o acompanhamento dos educandos.
  • Realizar as atividades educativas pais/alunos/professores da turma.
  • Propor formas de atuação para uma relação mais estreita família/ escola.

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